ENTIDADE ESTADUAL DE ADMINISTRAÇÃO DO DESPORTO - FILIADA A FEDERAÇÃO DE JUDÔ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Atletas defendem Brasil na Copa do Mundo de Judô

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC



Quatro atletas de São Caetano foram convocados para a Seleção Brasileira de Judô que disputará duas etapas da Copa do Mundo, de 9 e 10 na Venezuela, e de 16 e 17 em El Salvador. Danielli Yuri (categoria até 63kg), Gláucia Lima (até 70kg), Samanta Soares (até 78kg) e Ivan Sabino (até 60kg) fazem parte da equipe que vai atrás de pontos para o ranking mundial, caminho mais curto para a Olimpíada de Londres, em 2012.
O grupo masculino será comandado pelo coordenador técnico de São Caetano, Mario Tsuitsui. "Essa competição é muito importante no calendário. Garante ao campeão 100 pontos no ranking internacional. No masculino, os 22 melhores por faixa de peso terão vaga direta em Londres. No feminino, são apenas as 16 melhores", explica o treinador.
Do grupo são-caetanense, quem está melhor colocada no ranking é Danielli Yuri, atualmente na 39ª posição. "Ela ainda está longe de entrar na zona de classificação, mas tenho certeza que vai melhorar até o fim da temporada. Precisa disputar o máximo de etapas da Copa do Mundo para pontuar e subir no ranking", ensina Tsuitsui.
Além da Copa do Mundo, o calendário prevê ainda disputa de dois Grand Slams, competições maiores e que envolvem os melhores do mundo. Nessa disputa, o vencedor de cada categoria soma 300 pontos. "Para participar, a Confederação (Brasiliera de Judô) convoca os dois melhores ranqueados de cada categoria. Esse é outro motivo para se dedicar na Copa do Mundo e se consolidar como força do judô", finaliza Tsuitsui.