ENTIDADE ESTADUAL DE ADMINISTRAÇÃO DO DESPORTO - FILIADA A FEDERAÇÃO DE JUDÔ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Paraolímpicos    
Judô brasileiro voltam com medalhas do Mundial de Jovens da IBSA


Os judocas Willians de Araújo, Rayfran Pontes, Arthur Silva e Victória Santos foram os grandes nomes do Brasil nos Jogos Mundiais de Jovens da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA). Com uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze, os atletas colocaram a bandeira do Brasil em evidência e mostraram a força do judô nacional em Colorado Springs, nos Estados Unidos.

Mesmo que o principal objetivo da participação brasileira no Mundial fosse dar mais experiência aos jovens atletas, o Brasil não fez papel de coadjuvante e entrou com muita garra em todas as lutas. Não à toa, conquistou quatro medalhas e ouviu o hino nacional tocar uma vez em território norte-americano, com o ouro de Willians.
A medalha veio depois que o atleta do Instituto Benjamin Constant (RJ) venceu uma disputa de melhor de três contra um atleta norte-americano. Na primeira luta, Willians demorou apenas cinco segundos para derrubar o adversário com um ippon e encerrar a batalha. Na segunda, ele mostrou toda sua habilidade novamente e garantiu o ouro.

As pratas vieram com Arthur Silva e Rayfran Pontes. A dona do bronze é a principal judoca jovem do país, Victória Santos, que já conseguiu bons resultados entre os adultos, como o bronze no Mundial da Turquia, no ano passado.

A equipe de Goalball do Brasil também foi bem e encerrou sua participação com um sétimo lugar no Mundial.
“De um modo geral a participação brasileira foi muito boa. Aproveitamos a oportunidade para avaliar o que estamos fazendo de certo e no que precisamos melhorar. Saímos com um saldo positivo, em especial no judô. Trouxemos quatro medalhas o que nos deixa com perspectivas interessantes, pois notamos muito potencial nestes atletas. Vamos trabalhar para que eles se aperfeiçoem  e evoluam”, analisou Sandro Laina, presidente da CBDV.