ENTIDADE ESTADUAL DE ADMINISTRAÇÃO DO DESPORTO - FILIADA A FEDERAÇÃO DE JUDÔ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

segunda-feira, 30 de julho de 2012


Flavio Canto medalhista de Bronze Atenas 2004

Comentarista Flavio Canto chora com desclassificação de pupila e critica regra “estúpida”


Um dos grandes judocas dos últimos anos no Brasil, Flávio Canto deixou o tatame e nos últimos tempos virou apresentador e comentarista. Em ação no microfone pelo SporTV na Olimpíada de Londres, ele foi surpreendido nesta segunda-feira pela eliminação precoce de uma pupila. Rafaela Silva é cria do Instituto Reação, projeto de Canto que ensina judô a crianças carentes no Rio. Com a desclassificação devido a um golpe ilegal da brasileira, o ex-judoca se emocionou no ar e fez duras críticas a nova regra que causou a saída de Rafaela dos Jogos já nas oitavas de final.

ASSISTA – Após golpe ilegal, judoca Rafaela Silva é desclassificada em Londres
LEIA MAIS – Rafaela é desclassificada por golpe ilegal e sai chorando do tatame

“Peço desculpas pela emoção, é que acompanhei essa atleta muito de perto, ela é lá do Instituto Reação, ela é a principal atleta de lá”, afirmou ele, ao lado do narrador Sérgio Maurício, entre lágrimas

Bruno Mendonça perde para vice-campeão mundial na segunda luta e é eliminado


Brasileiro Bruno Mendonça (de azul) tenta se defender durante derrota para holandês Dex Elmont
Brasileiro Bruno Mendonça (de azul) tenta se defender
durante derrota para holandês Dex Elmont

Campeão pan-americano na categoria até 73 kg, o judoca Bruno Mendonça foi eliminado no seu segundo combate em Londres. O brasileiro não conseguiu passar pelo holandês Dex Elmont, terceiro do ranking e vice-campeão mundial.
O judoca brasileiro começou com vantagem na disputa pela pegada, mas não conseguiu encaixar seus golpes e deixou o holandês somar um yuko ao tomar duas advertências por falta de combatividade. Com a vantagem, Elmont apenas administrou a vitória.
“Realmente não mereci as punições que tomei hoje. Deveria ter tentado fazer meus ataques serem mais efetivos. Mas vou continuar trabalhando. Falhei hoje, mas vou estar mais preparado da próxima vez. Preciso trabalhar o meu ataque, e ser menos hesitante”, avaliou Bruno após a derrota. 
Bruno começou com uma vitória fácil em Londres, derrotando o ruandês Fred Yannick Uwase, de apenas 18 anos, por estrangulamento aos 54 segundos. Mas, com uma chave difícil rumo ao pódio, parou logo em sua segunda luta.
O brasileiro de 27 anos vinha do título do evento preparatório em Londres, no ano passado. Bruno Mendonça é de Santos e treinou no mesmo lugar que formou Leandro Guilheiro: a academia de Rogério Sampaio.

Rafaela Silva admite erro, chora mais e afirma que derrota é 'página virada'

Jovem judoca, de 19 anos de idade, precisa de apoio de coordenador-técnico e treinador pessoal para se recompor e deixar área dos atletas


Rafaela Silva é eliminada no judô de Londres (Foto: AFP)
Rafaela Silva chora ao ser eliminada (Foto: AFP)

A brasileira Rafaela Silva precisou de mais de uma hora para se recompor após sua polêmica desclassificação contra a húngara Hedvig Karakas, nas oitavas de final da categoria peso-leve (até 57kg) do judô nas Olimpíadas de Londres 2012, nesta segunda-feira. Quando enfim saiu do vestiário para falar com a imprensa internacional, ainda mostrava olhos vermelhos. A valentia e tranquilidade, porém, desmoronaram novamente quando a carioca falou dos amigos e familiares que assistiram às suas lutas no Rio de Janeiro, no Instituto Reação, onde ela foi revelada para o esporte.
- Queria agradecer o carinho de todos. Infelizmente, eu não consegui, mas é página virada - disse Rafaela Silva, antes de se retirar novamente aos prantos.
A judoca admitiu que cometeu um erro ao tentar o kata-otochi, técnica cuja forma clássica foi banida do esporte em 2010, quando a Federação Internacional de Judô (FIJ) mudou as regras para resgatar o judô tradicional e evitar que a modalidade se assemelhasse à luta livre e greco-romana. Segundo Ney Wilson, coordenador-técnico da Confederação Brasileira de Judô, o golpe foi adaptado para ser aplicado sem as mãos após a alteração no regulamento.