ENTIDADE ESTADUAL DE ADMINISTRAÇÃO DO DESPORTO - FILIADA A FEDERAÇÃO DE JUDÔ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Camilo perde bronze para bicampeão mundial e volta sem medalha pela 1ª vez

Gustavo Franceschini
Do UOL, em Londres (Inglaterra)

Tiago Camilo disputou o bronze da categoria até 90 kg com a chance de se tornar o brasileiro com mais medalhas no judô olímpico, mas não resistiu ao grego bicampeão mundial Ilias Iliadis, que venceu e frustrou a expectativa do judoca paulista.
Em um combate disputado, o brasileiro começou com certa superioridade e teve duas chances para derrubar o grego, que se defendeu bem e aos poucos se achou na luta. Faltando 1min50s, Tiago tomou advertência por falta de combatividade e, com um segundo shido faltando 35 segundos, foi derrotado com um yuko.

Camilo foi derrotado pelo grego Ilias Iliadis e é o 1º brasileiro a perder disputa do bronze desde 1996
Camilo foi derrotado pelo grego Ilias Iliadis e é o 1º brasileiro
a perder disputa do bronze desde 1996
 Com a derrota, Camilo é o primeiro brasileiro a perder uma disputa por bronze olímpico desde 1996, com Sebastian Pereira. Além disso, é a primeira vez que ele vai a uma Olimpíada e volta sem nenhuma medalhavolta sem nenhuma medalha.
Camilo perdeu a chance de se tornar o único brasileiro da história a ir ao pódio olímpico do judô pela terceira vez. Ele foi prata em Sydney-2000 e bronze em Pequim-2008.
O grego Ilias Iliadis era o adversário mais temido da chave. Campeão olímpico em 2004, ele venceu os dois últimos Mundiais e é o líder do ranking. Os dois já tinham lutado três vezes, e o brasileiro venceu apenas uma.
Apesar da frustração, Camilo teve uma manhã iluminada em Londres. Venceu as suas duas primeiras lutas por ippon, contra o ucraniano Roman Gontiuk e o italiano Roberto Meloni. Na terceira, ele teve um combate um pouco mais duro com o uzbeque Dilshod Choriev, mas ganhou por um yuko. Seu declínio veio diante do sul-coreano Dae Nam-Song, que surpreendeu o brasileiro com um wazari. 

Mariana Silva perde para chinesa e está fora da briga

Judoca brasileira foi derrotada na primeira luta pela sexta do ranking mundial


Mariana Silva perdeu para a chinesa Lili Xu na primeira luta
Mariana Silva perdeu
para a chinesa Lili Xu na primeira luta (Franck Fife / AFP)

A judoca brasileira Mariana Silva foi eliminada na primeira rodada do torneio da categoria meio-médio (até 63 kg) e está fora dos Jogos de Londres.
 Mariana perdeu por um wazari para a chinesa Lili Xu, sexta no ranking mundial e favorita diante da brasileira, que ocupa a 20ª posição.

Apesar do favoritismo da adversária, Mariana tomou a iniciativa na luta e incomodou bastante Lili Xu nos primeiros momentos. A chinesa, no entanto, foi mais efetiva e encaixou um belo golpe quando faltavam dois minutos para o fim do combate. No resto da luta, Xu adotou uma postura defensiva e conseguiu segurar a vantagem, eliminando a brasileira.